História

Em torno de 89 a.C., na margem direita do Danúbio, os romanos fundaram a cidade de Aquincum, no local que viria a tornar-se Ôbuda (Óbuda, em húngaro, "Velha Buda"; hoje um subúrbio de Budapeste). De 106 d.C. até o século IV, Aquincum foi a capital da província romana da Panônia Inferior. Do outro lado do rio, foi surgindo ao longo do tempo uma povoação que se chamaria Peste (Pest, em húngaro).

Por volta de 900 d.C., a região foi ocupada pelos magiares, que fundaram o Reino da Hungria. Ao sul de Ôbuda e em frente a Peste, numa colina à margem do Danúbio, os magiares ergueram em 1241 um castelo real, numa localidade que viria a chamar-se Buda (Buda, em húngaro). Em 1361 Buda tornou-se a capital da Hungria.

Em 1541, Buda e Peste caíram sob domínio otomano e a primeira passou a ser a sede de um paxá turco. A área foi reconquistada pelos Habsburgos em 1686.

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, Peste cresceu rapidamente e tornou-se um centro comercial. As três cidades - Ôbuda, Buda e Peste - foram fundidas por decisão do governo revolucionário em 1849, decisão revogada quando a revolução foi reprimida pelos Habsburgos. Com o Compromisso de 1867, que concedeu à Hungria um governo autônomo no seio da Monarquia Austro-Húngara, a fusão foi mais uma vez efetuada (1873), criando a cidade de Budapeste, capital da Hungria. Em 1900, a sua população atingiu 730 000 habitantes; em 1930, um milhão.

Aproximadamente um terço dos 250 000 judeus da cidade pereceu durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Budapeste foi muito danificada quando a cidade foi tomada pelo Exército Vermelho. 



 Sete ilhas podem ser encontradas no Danúbio: Hajógyári Sziget (a tradução literal: Envios Construção Island), Helia (Ilha Margaret) e Csepel Sziget (essa ilha é um distrito sperate de Budapeste, quando as outras ilhas fazem parte de um distrito maior) , Palotai-Sziget (na verdade, é uma peninsula hoje), NEP-Sziget (ligado ao anterior, mas principalmente cercado por água), Haros-Sziget e Molnár-Sziget.

Ilhas notáveis:

O Csepel-Sziget (pronuncia-CHE-pel ver-get) ou Csepel Island é maior ilha do rio Danúbio, na Hungria. Ela é de 48 quilômetros de comprimento, a sua largura seja 6-8 km ea sua área é composto por 257 km ².

Helia é um 2,5 quilômetros de comprimento ilha (e 0,965 km ² de área) A ilha consiste basicamente de um parque e é uma zona recreativa popular entre os turistasassim como para as populações locais. A ilha se situa entre pontes de Margaret Bridge (sul) e Ponte Árpád (norte). Discotecas, piscinas, um parque aquático, centros de esportivos e de fitness, bycicle e faixas de funcionamento pode ser encontrada ao redor da Ilha. De dia a ilha é ocupada por pessoas fazendo esportes ou apenas que descansa, no meio da noite (em geral nos fins de semana), os adolescentes vão à ilha para a festa (em um clube de dança) ou simplesmente 'chill' com uma garrafa de álcool em um banco ou se em uma grama (esta forma de entretenimento é por vezes referida como bench-festas)

Hajógyári-Sziget (ou Óbudai-Sziget) é um homem construiu a ilha, localizada no terceiro distrito. Esta ilha abriga muitas atividades, tais como: o wakeboard, ski aquáticodurante a dia, e boates durante a noite. Esta é a ilha estavam o famoso Festival Sziget ocorre, hospedagem 1.000 apresentações por ano e agora com 6-700,000 visitantes. Diversos projetos de construção de estão tomando lugar para fazer esta é ilha em um dos maiores centros de enertainment da Europa de, o plano é construir edifícios de apartamentos, hotéis, cassinos e uma marina.